Palavracom's Blog


Veleiro da UFSC para pesquisas oceanográficas entra em fase decisiva de construção no Sapiens Parque
outubro 10, 2013, 7:04 pm
Filed under: Tecnologia | Tags:

DSC00009Professores e alunos envolvidos no projeto realizam segunda-feira (14/10) virada de casco do barco de 10 toneladas

 A menos de um ano do prazo previsto para conclusão da construção do veleiro de alumínio naval de 60 pés, que será utilizado para pesquisas oceanográficas e engenharia submarina por pesquisadores e alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e universidades parceiras, a concepção do barco entra na fase decisiva. Nesta segunda-feira (14/10), a partir das 9h, alunos e professores do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC, realizam nas instalações do Instituto do Petróleo, Gás e Energia (INPETRO), no Sapiens Parque, em Florianópolis, uma das etapas importantes do projeto, a virada do casco do veleiro.

“O veleiro começa a tomar vida, com este primeiro movimento ele ficará na posição definitiva para colocação no mar”, comenta o professor Orestes Alarcon, do EMC, idealizador do projeto. De acordo com o professor Jair Carlos Dutra, um dos coordenadores da iniciativa, essa é uma operação importante e complexa. “Não é uma atividade comum devido às dimensões e o peso do que foi construído até agora”, explica. “Rodas de virada” que serão fixadas ao casco permitirão a rotação, da posição virada (que facilita as operações de construção da estrutura e do chapeamento do casco) até a posição correta.

Quando pronto, em setembro de 2014, a embarcação denominada ECO – Expedição Científica Oceanográfica – será o primeiro veleiro de pesquisa no Brasil, construído por uma universidade brasileira, com autonomia para realizar expedições científicas de longo percurso, incluindo o continente Antártico.

Sobre o Sapiens Parque

Em uma área de 435 hectares, no norte da Ilha de Santa Catarina, o Sapiens Parque é um parque de inovação concebido para ser referência em inovação, pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. O empreendimento deverá alavancar investimentos na ordem de R$ 2,43 bilhão, incluindo terreno, infraestrutura e prédios, gerando cerca de 27 mil empregos diretos e 33 mil indiretos ao longo dos próximos 10 anos.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: